Atleta brasiliense busca aprovação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Divulgação-Foto: Rafael Novaes

Por Filipe Fonseca

Larissa Paes é a primeira patinadora do país a disputar competições oficiais na modalidade e segue treinando firme em Salt Lake City, estado de Utah, nos Estados Unidos. Nascida no Distrito Federal, ela é a única atleta feminina da equipe brasileira de patinação de velocidade no gelo.  Ainda em 2021, Larissa disputará duas competições: a “Am Cup”, entre os dias 20 e 24, e a Copa Mundial, entre os dias 3 e 5 de dezembro. Na primeira competição desta temporada, a atleta se tornou a primeira brasileira a garantir vaga para a disputa de Copas Mundiais.

É através da Copa do Mundo que os atletas buscam pontos para o ranking olímpico. O torneio mundial envolverá quatro etapas. Larissa irá participar da primeira em dezembro. Desde a transição da patinação sobre rodas para o gelo em 2018, ela vem alcançando grandes resultados. Em busca da qualificação para os jogos olímpicos de 2022, em Beijing (China), a patinadora continua acreditando nesse sonho. 

Iniciou na patinação de velocidade sobre rodas aos 13 anos de idade, em 2008, com a Equipe Jaguar, de Brasília. “As aulas para iniciantes acontecem no Parque (da Cidade), é a nossa primeira casa. Continua sendo a equipe que eu represento em competições na patinação de rodas”, contou a patinadora, que hoje está com 26 anos. A Equipe Jaguar faz as aulas de patinação para todos os níveis em Brasília. No gelo, a atleta começou a atuar em 2018 após o Mundial de rodas, na Holanda.

O cenário sempre foi de um esporte pequeno, principalmente na categoria feminina, e no caso da patinação de gelo não existiam mulheres representando o Brasil. Está começando a ter um pouco de conhecimento do esporte agora, e após a inauguração da Arena Ice Brasil em São Paulo tenho visto mais pessoas interessadas na patinação.”, comentou sobre o cenário da patinação no Brasil.

Larissa conta que no início praticava porque gostava mesmo de patinar, e quando começou a se destacar em competições seus pais a apoiaram para competir internacionalmente, apesar de todas as dificuldade. “Sempre foi bastante difícil, pois é caro se manter em alto nível, viajar para competir e treinar, mas hoje felizmente conto com apoio da federação de gelo, algumas parcerias de serviços e apoio financeiro também da loja Rolling Sports, de São Paulo. Uma parte das despesas de vida aqui nos EUA continua sendo investimento próprio e da minha família.”, explicou a atleta.

Reprodução-Instagram/@lari_atleta

A brasiliense disse ainda, o quanto o esporte é essencial em sua vida, como carreira e como parte da minha rotina. “A patinação em especial representa boa parte do meu desenvolvimento como pessoa, pois comecei na adolescência que é quando você desenvolve relacionamentos, ideais e valores. As viagens para competições, interação com outras culturas e amizades são algo muito valioso que o esporte me trouxe também.”, concluiu Larissa. 

Desde 2010 fazendo parte da seleção brasileira de patinação de velocidade sobre rodas, por ser a pioneira da modalidade, Larissa vem batendo recordes nacionais e alcançou o seu melhor tempo nos 500m, onde saltou de 43,42 para 42,59(Tempos em segundos). Já nos 1000m, saiu de 1.25,22 para 1.23,00(Tempos em minutos), resultados que mostram que Larissa pode chegar ainda mais longe.

“Em alguns sábados acontecem provas abertas organizadas pelo Oval (clube da atleta), você pode se inscrever em qualquer distância. São provas de treino, ou seja, não tem premiação ou qualificação como um campeonato. Servem para o atleta se preparar, e os tempos contam como recordes, caso tenha. Nesse último final de semana consegui executar muito bem ambas as provas, e abaixei bastante meu tempo nos 500m e 1000m. Estou começando a colher frutos do meu esforço, e com o trabalho contínuo que venho fazendo posso alcançar resultados ainda melhores.”, concluiu a patinadora brasileira.

Larissa deixou o recado para as meninas que estão começando agora na patinação: “Eu diria que o mais importante é manter a disciplina, foco, sem medo de ir atrás dos seus sonhos e objetivos. Sempre se aproximar de pessoas que te incentivam e te fazem sentir bem com o que você faz, se afastar dos comentários negativos, sempre focar naquilo de positivo.”

Deixe um comentário